Qualidade do professor primário é preocupante, reconhece o Ministério da Educação

Sociedade

18 de Julho de 2018

A instituição acaba de lançar o programa de Capacitação para Professores Primários, CAPPRI

Default template

A questão da qualidade nos vários subsistemas de ensino em Angola, particularmente o ensino primário, continua a ser posta em causa por especialistas da sociedade civil que acham que as autoridades devem dar mais atenção ao sector. O Ministério da Educação (MEd) dá a mão à palmatória e reconhece que a situação é má.

Image

Em meio a vários projectos que diz ter em carteira, a instituição acaba de lançar o programa de Capacitação para Professores Primários (CAPPRI). A titular desta pasta ministerial, Maria Cândida Teixeira, esclareceu que o projecto visa melhorar o desempenho de cada professor primário, a qualidade e metodologia do seu trabalho na sala de aula, o que permitirá estimular o aluno a desenvolver melhor as suas capacidades e valências.

A governante faz saber ainda que o projecto de Capacitação para Professores Primários é inclusivo e tem como fundamento a importância das crianças com necessidades especiais, inserindo-as no sistema normal de ensino.

Especificou, por outro lado, baseada em estudos recentes, que a percentagem de aproveitamento académico dos alunos por província, município e escolas foi de 55%. O domínio de conteúdos por parte dos alunos foi de 50%, enquanto a competência profissional dos professores foi de 49%.

Maria Cândida Teixeira indica que o CAPPRI será um projeto de âmbito nacional centrado nas áreas da Leitura e Escrita, Matemática e Desporto, Arte e Cultura, que vai munir os educadores de novas ferramentas para melhor ministrarem as aulas e capacitarem os alunos.

A ministra da Educação afiança que a atenção das autoridades educacionais está virada para o ensino básico da 1.ª à 6.ª classe, com a implementação de acções nacionais, mas em fases distintas.

tag: sociedade projecto de capacitação para professores primários ministério da educação cappri maria cândida teixeira projeto de âmbito nacional centrado nas áreas da leitura e escrita matemática e desporto arte e cultura